Laboratório do Lucro
porquê o lucro é a melhor experiência holística em um negócio
CS Customer Sucess + CX Customer Experience
Ego é uma palavra (substantivo masculino mais precisamente) que acredito seja bem conhecida de todo mundo e não vou explicar ou debater sobre esse tema em si, pois eu só usei a chamada meu ego para mostrar um pouco da construção da minha personalidade que é com quem você irá interagir se tiver a oportunidade.
É difícil e até bem complicado conseguir transcender uma personalidade tímida e introvertida e buscar o próprio espaço num mercado onde o egocentrismo é vigoroso.
É preciso a cada dia ser melhor; é necessário a cada dia evoluir; é imprescindível a cada dia superar a si mesmo; e eu fiz isso tudo.
Eu me desafiei constantemente a aprender mais sobre tudo o que fosse possível.
E que fique bem claro eu não sou o melhor em tudo, mas eu sou muito muito bom em muitas muitas coisas.
Acabei descobrindo que sou um polímata e isso foi bem legal, pois se existe uma palavra que expressa essa característica significa que não o único que sentiu a necessidade e teve a vontade e, também, a capacidade de avançar numa trilha de conhecimentos múltiplos.
São mais de 28.000 horas de estudos
entre formação acadêmica, especializações, livros, cursos, seminários...
Sou especialista com formação e treinamento em variados temas e interesses.
Estas especializações são basicamente números, símbolos, ciclos, fluxos, fluências, rotinas, cores, formatos, movimentos, lógica, silêncio, espaços,
palavras, vozes, rostos...
Estes são os temas mais recorrentes e significativos no dia a dia de qualquer negócio
e eu me especializei nelas de todas as formas que eu consegui.
Sei resolver problemas em diversas áreas de um negócio porque consigo entender como esses diferentes territórios funcionam de forma individual e sistêmica.
Sei dizer sim e não, no mesmo momento ou em momentos separados.
Sei construir, avançar, criar, desistir, persuadir, concordar, transigir, pedir, impor, participar, observar, ceder, entrar e sair.
São mais de 105.000 horas de trabalho.
Eu não falo de atividades ou funções exercidas, nem de técnicas aplicadas ou modelos utilizados, muito menos de formações, graduações, pós e mba's porquê isso é importante para quem faz e na época que fez e o que traz relevância é o conhecimento adquirido e que pode ser aplicado.
São muitos anos, mais de 40, envolvido com negócios, empresas, empresários, empreendedores, governos, planos econômicos, inflação, recessão, expansão, prejuízos, fraudes, encerramentos, ciclos, recomeços, inovações, términos, sucesso, lucros, etc...
Só no atendimento de empresários e negócios estou nessa jornada desde 1991.
Foram muito erros ou escolhas ruins e posso afirmar e garantir que aprender com os erros até acontece, mas é doloroso, é caro e é demorado.
O melhor é aprender com quem sabe, com quem tem experiência, e isso não significa fazer o que outra pessoa quer, mas ouvir com atenção para minimizar os possíveis problemas ou escolher os melhores caminhos.
Na minha experiência posso afirmar, também, que todas as empresas são diferentes mesmo quando são do mesmo ramo e o que funciona numa pode não servir para outra, ou seja, ter um modelo pronto para aplicar em diferentes situações só me fez criar complicações ou entraves que consumiram tempo e recursos.
Nas variadas experimentações profissionais e em todos os tipos de ambiente que eu frequentei, alguns eram muito bem organizados e atrativos enquanto outros eram mais simples e modestos, mas os problemas são muito semelhantes variando menos na forma e conteúdo e mais na variedade e volume.
A única coisa que não mudava, mas está mudando agora, é que eu sempre me relacionei com pessoas. E pessoas formam times que podem ser vencedores ou não. E, agora, as pessoas, os times, estão sendo substituídas por automações, por inteligência artificial.
Ainda não tenho certeza de como será esse novo mundo novo, mas de todas as novidades que já vi penso que essa é das mais impactantes por ser praticamente instantânea.
Quem não estiver com receio e, ao mesmo tempo, com expectativas enormes
com o que está por vir pode, simplesmente estar fugindo da realidade...